segunda-feira, 28 de junho de 2010

Tarefa 3:

Resultado da enquete: Se todos vivessem como eu seria necessários 1,1 planetas por ano.
Esse resultado afeta, de forma negativa, o ecossistema, ecologia, que estuda as interações entre as espécies, ou seja, sabemos que nenhum organismo, sendo ele uma bactéria, um fungo, uma alga, uma árvore, um verme, um inseto, uma ave ou o próprio homem, pode existir autonomamente sem interagir com outros ou mesmo com ambiente físico no qual ele se encontra. Ao estudo dessas inter-relações entre organismos e o seu meio físico chama-se ecologia.
Atualmente, o ecossistema tem sido muito atingido pelo aquecimento global, que a cada ano, vai aumentando a temperatura dos oceanos e do ar perto da superfície terrestre. Se o aumento da temperatura média se deve a causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de algum debate entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno.
Um aumento nas temperaturas globais pode causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar e em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas. Podem também haver alterações nas frequências e intensidades de eventos de temperaturas extremas, apesar de ser difícil de relacionar eventos específicos ao aquecimento global. Outros eventos podem incluir alterações na disponibilidade agrícola, recuo glacial, vazão reduzida em rios durante o verão, extinção de espécies e aumento em vetores de doenças.
Há coisas que a sociedade pode fazer para evitar esse desastre natural, são pequenas coisas que podem fazer uma grande diferença para o planeta, como separar o lixo, uma coisa que eu pratico em casa é separar o lixo seco do orgânico, para que o lixo seco seja corretamente encaminhado para os postos de reciclagem. A separação do óleo de cozinha também é um item muito importante, pois muitas pessoas jogam o óleo no ralo da pia, não sabendo que aquele óleo pode ser utilizado como combustível, para contribuir é preciso apenas coletar o óleo e colocá-lo em garrafas e entregar a um posto de coleta. As pilhas também são grandes inimigas da natureza, estas também podem ser coletadas, até mesmo o colégio Mãe de Deus está ajudando na coleta de pilhas e baterias.
Acho que vale ressaltar também que evitar a queima de lixo é um grande passo para ajudar no combate do aquecimento global, pois ao queimar lixo, são liberadas varias partículas de CO2 que deverão prejudicar ainda mais o planeta.
Concluo que o ecossistema e o aquecimento global é uma relação muito perigosa, pois o aquecimento global vem cada vez mais deteriorando o nosso ecossistema.

Aqui um vídeo muito interessante sobre o aquecimento global, eu particularmente achei muito criativo: http://www.youtube.com/watch?v=EGxlkjBezz0

5 comentários:

  1. Achei muito interessante a forma como você abordou a questão do homem em relação a ecologia.
    "o aquecimento global vem cada vez mais deteriorando o nosso ecossistema"-bruna gautério
    Esta frase que você usou descreve como a ação do homem está sendo prejudicial para o planeta e mostra que o aquecimento global é uma consequência das atitudes imaturas do ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Oi bruna :D tua pegada deu igual a minha hoiusahu
    Teu artigo ta muito bom, vale lembrar do tratado de kyoto também. A participação do Brasil como um país poluente, é basicamente a Floresta Amazônica e o seu desmatamento. E isso pára bem onde tu citou, das 'atitudes imaturas do homem'. Logicamente esse fato corresponde a um dos fatores para o aquecimento global, o que concretiza tua frase :D gostei muito

    ResponderExcluir
  3. achei muito interessante quando tu comentastes da queima do lixo, pois é muito comum na rua ver pessoas queimando lixo ao invez de recicla-lo de forma correta sem poluir o planeta. Muito bom o teu artigo Bruna!

    ResponderExcluir
  4. Para relacionar o vídeo com o teu artigo, o vídeo é mesmo bem criativo e interessante, e mostra de uma forma diferente o que realmente está acontecendo: o homem está agindo de tal forma que daqui a pouco seu próprio lar não conseguirá mais sustentá-lo. E é sobre isso que fala o teu artigo. O homem está destruindo seu habitat e o habitat de outros seres que são indefesos com relação a isso. E como você diz, o aquecimento global tem várias consequências que vão nos afetar mais cedo ou mais tarde, a questão é saber quando nós vamos sentí-las e, então, nos conscientizar.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante o teu vídeo e o teu texto. É sempre interessante ressaltar e deixar "a vista" o que o ser humano está fazendo com a sua única casa. Embora muitas pessoas não estando nem aí, é bom deixar avisado as consequências de que, se continuarmos destruindo com o nosso habitat e com a moradia de todos os seres (que não deixa de ser a nossa moradia) no futuro o planeta não vai nos "presentear" com tudo que existe.

    ResponderExcluir