quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tarefa 1

Os 5 assuntos dos quais eu vou falar são respectivamente Genética, Herança genética, Mutações genéticas, Mutações por perda de função e Herança quantitativa.

Genética, é a parte da biologia que estuda os genes da hereditariedade e da variação dos organismos, estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. A genética proporciona ferramentas importantes para a investigação das funções dos genes, isto é, a análise das interações genéticas. No interior dos organismos, a informação genética está normalmente contida nos cromossomos, onde é representada na estrutura química da molécula de DNA. Este estudo pode ajudar de várias formas as pessoas, como no combate a alguma doença, qual a origem dela, que muitas vezes pode ser causa genética.
Herança genética é processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes à do organismo ou célula que o gerou, através de informações codificadas que são transmitidas à descendência. A combinação entre os códigos genéticos dos progenitores (em espécies sexuadas) e mutações na transmissão desses códigos são responsáveis pela variação biológica que, sob a ação da seleção natural, permite a evolução das espécies. Esse estudo pode nos ajudar a reconhecer características de descendência estrangeira, como descendência portuguesa, espanhola, alemã, entre outras, e não apenas as características maternas e paternas.
Mutações são mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo. Mutações podem ser causadas por erros de copia do material durante a divisão celular, por exposição à radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos, ou vírus. A célula pode também causar mutações deliberadamente durante processos conhecidos como hipermutação. Os exemplos de Mutações genéticas podem ser Síndrome de Down (Trissomia 21), Síndrome de Edwards (Trissomia 18), Síndrome de Patau (Trissomia 13, 9 e 8), Síndrome de Cri-du-Chat, ou Grito do Gato, Síndrome de Klinfelter (cromossomas sexuais a mais, XXY ou XXYY, ocorre apenas no sexo masculino) e Síndrome de Turner (ausência de um cromossoma X, ocorre apenas no sexo feminino.
Mutações de perda de função são aquelas que resultam num produto gênico que tem menos ou nenhuma função, em comparação ao gene não mutado. Quando o alelo perde completamente a função, (alelo nulo), denomina-se uma mutação amórfica. Fenótipos associados a essas mutações geralmente são recessivos, exceto quando o organismo é haplóide, ou quando a dosagem reduzida do gene normal não é suficiente para produzir um fenótipo normal (este fenômeno é denominado haploinsuficiência). Exemplos de doenças causadas pelo gene recessivo são Fibrose Cística, Cirrose Hepática, Hemocromatose, Daltonismo, Hemofilia, pegando um caso de daltonismo que conheço de um cantor japonês Hideto Takarai (Hyde) que tem apenas daltonismo para uma cor, dizem os boatos, com isso, daltonismo não abrange somente todas as cores, mas pode ser encontrado casos em que há somente dificuldade de reconhecer em apenas uma cor.
Herança quantitativa ou poligênica é um tipo de herança genética, na qual participam dois ou mais pares de genes com segregação independente, resultando em um efeito cumulativo de vários genes envolvidos, cada um contribuindo com uma parcela para a formação da característica. Possui esse nome (quantitativa) porque o fenótipo é determinado, entre outros aspectos, pela quantidade que um indivíduo apresenta de um determinado gene expressivo. Como por exemplo a pigmentação da nossa pele.

2 comentários:

  1. Gostei do modo com o teu tema se une, de como cita que a genética é muito importante. Pois apartir dela sabemos muitas doenças e outros problemas que temos ou que vamos ter, como mutação genética que tu cita a síndrome de donw, Síndrome de Edwards e outras doenças, ou também que podemos saber da nossa herança estrangeira, apartir da genética, e entre outros exemplos e temas.

    ResponderExcluir
  2. Achei teu texto super interessante, completo e bem explicado. Gostei dos temas que, de alguma forma, sempre se interligam.
    Confesso que fiquei com uma dúvida, Herança genética, Mutações genéticas, Mutações por perda de função e Herança quantitativa não seriam "subdivisões" da genética? Porque se a resposta for sim o trabalho não teria as 5 áreas pedidas pelo professor. Abraço.

    ResponderExcluir